quarta-feira, 27 de julho de 2011

UNE realiza conferências livres no maior congresso de sua historia

Publicado por: Administrador, em 25/07/2011
A União Nacional dos Estudantes (UNE), em parceria com a Comissão Organizadora da 2ª Conferencia Nacional de Juventude, realizou um total de cinco conferências livres durante o 52º Congresso Nacional da entidade, que aconteceu entre os dias 13 e 17 de julho, em Goiânia (GO), com a participação de mais de 10 mil universitários de todo o país.
As conferências livres aconteceram ao longo da sexta-feira, 15 de julho, reunindo centenas de estudantes em torno de debates importantes, que vão enriquecer a etapa nacional, agendada para o período de 9 a 12 de dezembro, na capital federal.  A Comissão Organizadora da Conferência foi representada no evento pela coordenadora geral, Ângela Guimarães, e pelos coordenadores Kathia Dudyk, Bruno Elias, Gabriel Alves, Fabrício Lopes, Darcy Gomes e Gabriel Souza.
As conferências livres abordaram os seguintes temas: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos; Juventude, Saúde, Esporte, Lazer e Tempo Livre; Juventude, Educação e Trabalho; Juventude Negra, conquistando direitos e desenvolvendo o Brasil; Juventude e a Luta contra a Homofobia. Os encontros contaram com a presença de conselheiros do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e representantes de diversos movimentos e entidades ligadas à agenda juvenil.
O presidente do Conjuve, Gabriel Medina, elogiou a iniciativa da UNE em realizar as etapas livres em um Congresso tão representativo, onde estiveram presentes estudantes de 97% das instituições de ensino superior do país. Segundo ele, articular a rede de militantes e o movimento estudantil dos mais variados pontos do Brasil é um grande estímulo  para o debate de temas fundamentais como o desenvolvimento, a negritude e a luta contra a homofobia, que vão enriquecer o texto base e fortalecer ainda mais a 2ª Conferência.
O Congresso debateu temas centrais para os estudantes e para o país como a reivindicação de 10% do PIB e 50% do fundo do Pré Sal para a Educação. Um dos grandes destaques da programação aconteceu na quinta-feira (14) com o II Encontro Nacional do ProUni, que atinge, este ano, a concessão de mais de 1 milhão de bolsas para universitários de baixa renda desde o início do programa, em 2004, com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, do ex-presidente Lula e da secretária nacional de Juventude Severine Macedo.
O Congresso também pautou o Plano Nacional de Educação (PNE) por meio de debates sobre a questão do financiamento das universidades públicas, a democracia do acesso e permanência no ensino superior e a valorização dos profissionais da educação. Os estudantes também se reuniram em um ato em defesa da Comissão da Verdade que tem o objetivo de esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos no período da ditadura (1964-1985). No ato estiveram presente a presidente da comissão de Direitos Humanos da Câmara, a deputada federal Manuela D´Ávila. Foram convidados para o ato o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e a secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.
Ao final, o carioca Daniel Iliescu foi eleito presidente da UNE. Para ele, a realização das Conferências Livres no Congresso da entidade são o início de um grande movimento que pretende envolver as faculdades e universidades presentes ao evento em prol do fortalecimento da Política Nacional de Juventude, que inclui a conquista de direitos para essa parcela fundamental da população. Uma ação que vai diretamente ao encontro do compromisso da UNE com o desenvolvimento do país, segundo Daniel Ilescu.

http://www.juventude.gov.br/2011/07/25/une-realiza-conferencias-livres-no-maior-congresso-de-sua-historia-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...