quinta-feira, 30 de junho de 2011

“Esperamos construir uma gestão em que todos os estudantes façam parte”, Rafael Leal, novo presidente da UEE-MG

29 de junho de 2011
O 42º Congresso da entidade contou com a presença de 900 estudantes e elegeu novo presidente

Durante os dias 23 a 26 de junho, no campus da Dona Lindu, da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), na cidade de Divinópolis, recebeu o 42º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais, que contou com a presença de aproximadamente 900 estudantes. O estudante de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Rafael Leal, foi eleito presidente da entidade.
Dentre os assuntos debatidos no congresso, estava a discussão histórica da qualidade de ensino, mas os principais debates giraram em torno da estadualização das universidades públicas que são mantidas por fundações privadas e a criação do Fundo Social do Minério, para que os rendimentos da área mineradora sejam investidos em áreas sociais. Sem contar o debate da reforma política, democratização dos meios de comunicação, políticas públicas para a juventude e consórcio universitário.
“Tivemos um ato político com os alguns parlamentares, o lançamento da jornada de lutas no ensino privado foi um importante momento que nos traz uma grande responsabilidade nesta gestão e por fim o debate sobre o fundo social do minério, sem contar nos shows que animaram a galera”, conta Rafael sobre os melhores momentos do congresso.
Estava entre os presentes o Deputado Estadual Carlin Moura (PCdoB), o Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT), a Deputada Federal Jô Moraes (PCdoB), o Sub-secretário de Juventude do Estado Gabriel Azevedo, o Reitor da UFSJ Helvécio Luiz, o representante da Secretaria de Educação Zito Vieira e lideranças do movimento estudantil.
“Depois dos estudantes terem saído de um grande congresso da UEE-MG, a expectativa deles é a melhor possível para o 52º CONUNE, pois saímos com uma boa estrutura para os debates que serão realizados”, diz Rafael.
O novo presidente Rafael Leal, que tem apenas 18 anos, conheceu o movimento estudantil no grêmio da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, depois disso, eleito presidente da UMES – Betim, entrou por completo na luta do movimento estudantil. O estudante do curso de história da UNIFAL desde cedo convive com política, já que seu pai foi militante do C.A. de Ciências Sociais da PUC-RJ no início da década de 1970, no movimento Viração e a mãe conviver de perto com obmovimento musical, “Clube da Esquina”, além de militar no Comitê Brasileiro de Anistia na época da ditadura e até hoje fazer parte da base do sindicato dos professores. “Se não me apoiassem na vida política seria muito estranho!”, brinca Rafael, que se inspira no pai.

“Movimento estudantil pra mim é luta, mobilização, energia, passeata, debate, história, rebeldia. Não consigo ver minha vida sem eu fazer parte disso”, Rafael comenta. Para ele é difícil se dividir entre as muitas tarefas que tem como estudante e militante, o jovem tenta aprimorar essa característica para não deixar nada de lado.
A grande responsabilidade adquirida com a eleição é uma das maiores preocupações de Rafael, afinal foi eleito pela maioria dos estudantes e espera corresponder às expectativas de seus eleitores e os demais estudantes do estado.
“Acredito que as três principais bandeiras de luta da minha gestão no Estado são a estadualização das universidades estaduais, a criação do fundo social do minério e a regulamentação do ensino privado. Fora as bandeiras nacionais da UNE, como 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação”, explica o novo presidente.
O jovem de personalidade simples se considera tranquilo, comunicativo, persistente, franco e um pouco “cabeça dura”. Como mora apenas a seis meses na cidade de Alfenas para estudar, gosta de frequentar as repúblicas da região, casas de amigos e barzinhos para confraternizar e aproveitar as horas vagas. “Gosto de sair com os amigos, ir para festas, jogar um futebol, usar a internet e suas redes sociais, um vídeo game... De preferência futebol e Mario Kart! E claro, ver meu Cruzeiro jogar!”, Rafael faz brincadeiras ao falar de sua vida pessoal.
Quando o assunto é música ele responde prontamente. “Gosto muito de MPB e samba. Um rock clássico como Pink Floyd, Dire Straits, The Beatles, The Who e Led é muito bom também. Também gosto muito de ler, e indico ‘A história do Socialismo e das lutas Sociais’, do Max Beer, um grande livro”, completa. Sobre seus gostos culturais ainda há a paixão pelo cinema, transformada em diversas resenhas em um blog que o jovem mantém para publicar sua opinião sobre filmes e documentários.
O EstudanteNet perguntou se havia algo mais que Rafael gostaria de dizer e sem duvidar respondeu. “Acima de tudo quero mandar saudações estudantis ao povo de Minas Gerais, a UEE-MG esta aberta a críticas e sugestões, afinal esperamos construir uma gestão que todos os estudantes façam parte”, finaliza.

Siga o presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais, Rafael Leal no Twitter: @rafaelueeminas

Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...