sexta-feira, 17 de junho de 2011

Unileste desenvolve projetos de ação comunitária em Centro de Assistência Social

O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), por meio de seus projetos de extensão, promoverá atividades educacionais para adolescentes atendidos pelo Centro de Assistência Social e Incentivo ao Bem (Casib), sediado no Bairro Caladinho. Os eventos, previstos para os dias 9, 16 e 30 de junho, abordarão temas relacionados à Educação no Trânsito e Educação Ambiental.
As atividades no Casib consistirão em palestras e oficinas, estruturadas numa linguagem apropriada ao público infantojuvenil, e serão ministradas por Júlia Gabriela Macedo, aluna do 9º período de Engenharia Sanitária e Ambiental, sob a orientação da professora Marluce Teixeira Andrade Queiroz.
De acordo com a coordenadora do curso, Rosângela Maria Vítor Paranhos, os projetos Educação Ambiental: proteção das águas superficiais, e Educação no Trânsito: ferramenta para a vida já vêm sendo desenvolvidos há algum tempo junto à comunidade regional. "Pretendemos, com estes encontros, favorecer uma cultura pró-ativa por parte destes adolescentes, tanto em relação à prevenção dos acidentes veiculares, como em relação à sustentabilidade do planeta", ressalta Rosângela.
Para a discente Júlia Macedo, a grande expectativa é o despertar da conscientização ambiental. "Já fizemos uma primeira visita ao Centro de Assistência e vimos que os alunos e dirigentes estão ansiosos em receber nossos trabalhos. Percebemos que o Bairro é carente de orientações voltadas para esta área, mais especificamente no que se refere à coleta seletiva de lixo, uso da água e comportamento no trânsito. Nosso objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas assistidas pelo Casib e que elas se tornem multiplicadoras dessas ações", destaca a graduanda.
Projetos de extensão
Além do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, docentes e alunos de outros cursos de graduação participam de um programa de atenção específico para crianças e adolescentes do Casib. Dentre os projetos desenvolvidos pelo Unileste junto à entidade destacam-se o Teatro Universitário, do curso de Pedagogia; Falando sobre Sexo e Sexualidade (Psicologia); Agência de Letramento, Laboratório de Produção de Textos e A Língua Inglesa através dos Contos de Fadas, do curso de Letras.
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber os projetos de extensão do Unileste devem fazer contato com a Coordenadoria de Extensão por meio do telefone (31) 3846-5515 ou pelo e-mail extensao@unilestemg.br. Outras informações podem ser obtidas em www.unilestemg.br/extensao.

http://www.unilestemg.br/noticia/781/unileste-desenvolve-projetos-de-acao-comunitaria-em-centro-de-assistencia-social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...