sábado, 21 de maio de 2011

Alunos do Unileste promovem manhã de saúde no Parque Ipanema

 

Os alunos do 7º período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), matriculados na disciplina Estágio Supervisionado I, promovem, neste sábado (21/5), uma manhã inteiramente dedicada à saúde. A ação será realizada no Parque Ipanema, em Ipatinga, de 8h às 11h.
O roteiro de atividades desenvolvido pelos alunos teve como inspiração a definição de saúde cunhada pela OMS: "estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade". Partindo deste pressuposto, as intervenções junto à comunidade terão como objetivo principal a promoção da saúde e a prevenção de doenças como um todo.
De acordo com a professora Ivanise Caroline Silva dos Santos, que coordena as atividades, as ações no Parque Ipanema dão sequência a um processo iniciado em âmbito ambulatorial. "Trata-se de um trabalho complementar que reflete as necessidades levantadas nos atendimentos ambulatoriais, realizados durante os estágios acadêmicos", relata.
Ainda segundo a docente, os dois momentos compõem experiências diferentes, mas igualmente importantes. "Nos ambulatórios trabalhamos a recuperação da funcionalidade do corpo. Aqui abordamos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no tratamento das doenças", completa.


Acidentes domésticos em destaque

Os estudantes efetuarão uma abordagem direta ao público, tendo em vista o esclarecimento de questões relativas à saúde do homem, em especial o câncer de próstata; e à saúde da mulher, com ênfase ao câncer de mama; além de temas como hipertensão arterial e diabetes.
"Entre os assuntos em pauta, os estudantes abordarão com maior atenção a segurança em casa, tendo em vista os elevados índices de atendimentos a casos de queimaduras e lesões resultantes de traumas em ambientes domésticos, principalmente entre idosos e crianças", explica a professora Ivanise. Panfletos educativos versando sobre todos os temas abordados serão distribuídos ao longo do evento.
Durante as atividades, que incluem orientações verbais e/ou ilustradas, serão utilizados recursos como peças anatômicas, aferidor de pressão arterial entre outros instrumentos científicos e pedagógicos, que contribuirão para sanar todas as dúvidas da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...