Os alunos do 7º período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), matriculados na disciplina Estágio Supervisionado I, promovem, neste sábado (21/5), uma manhã inteiramente dedicada à saúde. A ação será realizada no Parque Ipanema, em Ipatinga, de 8h às 11h.
O roteiro de atividades desenvolvido pelos alunos teve como inspiração a definição de saúde cunhada pela OMS: "estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade". Partindo deste pressuposto, as intervenções junto à comunidade terão como objetivo principal a promoção da saúde e a prevenção de doenças como um todo.
De acordo com a professora Ivanise Caroline Silva dos Santos, que coordena as atividades, as ações no Parque Ipanema dão sequência a um processo iniciado em âmbito ambulatorial. "Trata-se de um trabalho complementar que reflete as necessidades levantadas nos atendimentos ambulatoriais, realizados durante os estágios acadêmicos", relata.
Ainda segundo a docente, os dois momentos compõem experiências diferentes, mas igualmente importantes. "Nos ambulatórios trabalhamos a recuperação da funcionalidade do corpo. Aqui abordamos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no tratamento das doenças", completa.
Acidentes domésticos em destaque
Os estudantes efetuarão uma abordagem direta ao público, tendo em vista o esclarecimento de questões relativas à saúde do homem, em especial o câncer de próstata; e à saúde da mulher, com ênfase ao câncer de mama; além de temas como hipertensão arterial e diabetes.
"Entre os assuntos em pauta, os estudantes abordarão com maior atenção a segurança em casa, tendo em vista os elevados índices de atendimentos a casos de queimaduras e lesões resultantes de traumas em ambientes domésticos, principalmente entre idosos e crianças", explica a professora Ivanise. Panfletos educativos versando sobre todos os temas abordados serão distribuídos ao longo do evento.
Durante as atividades, que incluem orientações verbais e/ou ilustradas, serão utilizados recursos como peças anatômicas, aferidor de pressão arterial entre outros instrumentos científicos e pedagógicos, que contribuirão para sanar todas as dúvidas da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário