terça-feira, 10 de maio de 2011

Instituições da América Latina e do Caribe discutem internacionalização

A Iesalc pretende criar um sistema de informação para mostrar os resultados e progressos conquistados pelas instituições de educação superior da região e permitir maior interação acadêmica entre elas
A internacionalização do ensino superior na América Latina ainda caminha a passos lentos. A região tenta superar limitações como a falta de investimento nas instituições de ensino, crescimento descontrolado de universidades privadas de baixa qualidade, regras distintas vigentes em cada um dos países e as más posições das instituições nos rankings mundiais universitários.

O número de alunos e professores estrangeiros é um dos critérios avaliado pelos rankings universitários e, ao mesmo tempo, a posição ocupada por uma instituição influencia o número de alunos e professores estrangeiros que a escolhem como destino. A dificuldade para se reconhecer um diploma de graduação obtido no exterior é também um problema para promover a internacionalização. Na União Europeia, por exemplo, não há restrição entre os países do bloco.

Na América Latina, os ministérios da Educação dos países precisam avaliar -e aprovar- o título obtido no exterior. "Ainda há uma falta de articulação muito grande. O reconhecimento do título estrangeiro ainda é o principal entrave", diz o venezuelano Pedro Henríquez Guajaro, diretor do Instituto Internacional para Educação Superior da América Latina e Caribe (Iesalc), da Unesco.
EncontroNa semana passada, a Iesalc promoveu um encontro, em Buenos Aires, entre redes universitárias da América Latina e Caribe. Estavam presentes representantes de todos os países da região, reunidos em 67 instituições públicas e privadas.

Além de discutir o intercâmbio e a produção acadêmica, o encontro discutiu como facilitar a internacionalização na região. O desafio é enorme. Uma das propostas é tentar firmar acordos bilaterais entre os países. O Mercosul estuda o tema, mas por enquanto não há consenso. Um dos três representantes brasileiros no encontro, João Carlos Brahm, reitor da Universidade do Rio Grande e diretor da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), admite que o país ainda está atrasado em alguns aspectos. "Há muita burocracia para reconhecer os títulos de graduação obtidos no exterior, por exemplo,  mas já avançamos muito. Há mais financiamentos e vários acordos internacionais para cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado", diz.

Para tentar impulsionar a mobilidade acadêmica na América Latina e no Caribe, o encontro também lançou as bases do Mesalc (Mapa da Educação Superior na América Latina e no Caribe). A iniciativa da Iesalc pretende criar um sistema de informação para mostrar os resultados e progressos conquistados pelas instituições de educação superior da região e permitir maior interação acadêmica entre elas.

Os organizadores da iniciativa também veem o Mesalc como uma alternativa aos rankings universitários que "não se adaptam às características e às necessidades" da América Latina e do Caribe. "O Mesalc facilita a avaliação e o conhecimento das nossas particularidades, características e valores, antes de sermos comparados por padrões estabelecidos por realidades que não são condizem com as nossas", diz Guajaro em declaração publicada no site da Iesalc.
Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...