segunda-feira, 21 de março de 2011

Assinatura de atos e declaração à imprensa


Após reunião reservada, a presidenta Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama seguiram para o Salão Nobre do Palácio do Planalto. Neste salão ocorreu a assinatura de atos seguida de declaração à imprensa.
Em seguida, o Ministério das Relações Exteriores divulgou extensa declaração dos dois presidentes “observando a interdependência entre paz, segurança e desenvolvimento, reafirmaram seu desejo de construir uma ordem mundial justa e inclusiva, que promova a democracia, os direitos humanos e a justiça social”.


O documento aborda temas como G-20, Rodada de Doha, passa pelo Haiti, energia, meio ambiente, mudança do clima e desenvolvimento sustentável.
“No tocante à discussão do G-20 sobre a volatilidade dos preços das commodities agrícolas, reconheceram a necessidade de maior transparência nos mercados de commodities e de aperfeiçoamento da regulação dos instrumentos financeiros que afetam a formação de preços. Recomendaram cuidado ao considerar medidas que poderiam distorcer o funcionamento dos mercados de commodities.”
O texto trata também da democracia, direitos humanos, igualdade racial e inclusão social: “os mandatários destacaram o compromisso comum com a promoção e proteção dos direitos humanos e com o apoio à consolidação da democracia no mundo. De acordo com a Carta Democrática Interamericana, reafirmaram que a democracia é essencial para o desenvolvimento político, econômico e social. Reiteraram que os valores de liberdade, igualdade e justiça social são intrínsecos à democracia, e que a promoção e a proteção dos direitos humanos é um requisito básico para a existência de uma sociedade democrática.”
http://planalto.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...