quarta-feira, 16 de março de 2011

Trabalhadoras catarinenses aderem à defesa da Lei Maria da Penha

  vídeo do músico e repentista Tião Simpatia sobre a lei que protege as mulheres vítimas de violência

(Brasília, 15/03/2011) - O Movimento  de Mulheres  Trabalhadoras Urbanas  de Santa Catarina, MMTU/SC, aderiu à campanha de defesa da Lei Maria da Penha -  “Mexeu com a Lei, mexeu comigo”.Faltando um mês para a data, chamando o movimento sindical e social resolvendo colocar o “bloco na rua”, com a proposta inicial de mostrar à sociedade,  mulheres que escreveram há história. Lembramos das Anitas, Patrícias, Roses, Olgas, Anas, Marias, mas sentíamos que faltava algo que marcasse realmente este  que seria o primeiro de outros carnavais.
Recebendo, neste momento, o informe da campanha “mexeu com a lei, mexeu comigo” resolvemos então, falar das milhares de “Catarinas” que estão morrendo em Santa Catarina, em função do descaso e da omissão do estado. Somos o único estado da União que não tem Defensoria Pública,  Delegacia da Mulher ,  Centro de  Referencia (que é um “luxo”) para poucas e Casa  Abrigo que até hoje, nem pensar.
Realizamos oficinas para pensarmos o que realmente gostaríamos de  fazer, pintamos, escrevemos, desenhamos, cortamos, costuramos, e quase sem tempo, finalizamos nossas idéias  para este primeiro momento, nascer o bloco chamado: “Nós Podemos!”.
Buscamos parcerias com músicos locais, outros blocos de carnaval, sindicatos, movimentos,  conquistamos espaço na imprensa e mesmo com muita chuva, provamos mais uma vez que “Nós Podemos!”.
E, não paramos por aí, começamos um movimento em defesa da Lei Maria da Penha em um site de relacionamentos criando a comunidade: “Defendo a Lei Maria da Penha”, pedindo para que as pessoas escrevam à Secretaria de Políticas para as Mulheres (apoiando) e do Ministério da Justiça (cobrando), a mensagem: “Lei Maria da Penha! Mexeu com a Lei, Mexeu Comigo!”. Faremos dias de abaixo assinado em defesa da Lei. Com ciclos de Debate nas regiões onde foram produzidos documentários sobre as Mulheres. Enfim, buscaremos apoio à Lei Maria da Penha em todos os espaços onde militamos.
O que seria apenas uma “brincadeira” diferente em um dia de carnaval, passou a ser um belíssimo projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...