quarta-feira, 23 de março de 2011

Estudantes mineiros iniciam mobilização da Jornada de Lutas

A criação de um Fundo Social do Minério é a maior reivindicação dos estudantes que organizam hoje uma passeata pelas ruas de Belo Horizonte

A mobilização para a Jornada Nacional de Lutas da UNE já começou em diversas regiões do país. Em Minas Gerais os estudantes promoveram durante todo o dia de ontem (21) uma panfletagem no bandejão da Universidade Federal de Minas Gerais.
Organizada para quarta-feira (23), eles preparam em Belo Horizonte uma passeata que sairá às ruas em defesa da estadualização das UEMG, meia-passagem e por um novo marco regulatório do minério. A concentração será 7h em frente a Praça Pio XII (Av. Amazonas x Av. do Contorno) e a marcha prossegue até a Assembléia Legislativa.
Em Alfenas, no interior do estado,o  Bandejão da Universidade Federal de Minas Gerais será ocupado na quinta-feira (24) em defesa de assistência estudantil e por mais verbas para o ensino superior federal. É esperado um acordo com reajuste quanto ao preço da alimentação oferecida para os universitários que lutam por um preço justo por uma refeição de qualidade.
A organização para a Jornada no estado mineiro teve início na última semana, quando já como parte da lutas da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG). Os estudantes ocuparam no dia 16 a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e apresentaram as pautas de reivindicações para os deputados presentes. Os representantes da classe estudantil pediram o apoio dos deputados para uma série de medidas governamentais, entre elas a criação de um Fundo Social do Minério para financiar a educação e o desenvolvimento social.
Para a presidente da UEE-MG, Luiza Lafetá o cenário para a mobilização é positivo. “A nossa passeata além de debater as questões nacionais está muito empenhada na construção de um Fundo Social do Minério  que seja destinado para a educação já que Minas Gerais é a principal produtora de minério do país. Temos um grande apoio e iremos contar com a presença de muitos deputados durante o ato”.
A mobilização organizada pela UNE, UBES e ANPG ocorre anualmente em homenagem ao estudante secundarista Edson Luís morto pela ditadura militar com um tiro no peito no dia 28 de março de 1968. Desde então, os estudantes promovem uma série de intervenções em diversas regiões do país para apresentar suas reivindicações e dialogar com os setores da sociedade.
Da Redação-UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...