quarta-feira, 16 de março de 2011

Inpe lança primeiro concurso de fotos e vídeos de raios no Brasil


O Brasil é o campeão mundial em incidência de raios, com 60 milhões de descargas por ano, mas apesar da grande incidência, o País tem poucas imagens do fenômeno disponíveis. Para ampliar esse total de registros, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) abriu o primeiro concurso de fotos e vídeos de raios no Brasil.

A partir desta terça-feira (15), o concurso “Momento Único - A Melhor Foto e Vídeo de Raios no Brasil” recebe os registros de raios, em fotos ou vídeos.
Poderão se inscrever fotógrafos e cinegrafistas amadores ou profissionais de todo o país. O regulamento está disponível na página do Inpe, acessando o link notícias/concurso.

Os ganhadores do melhor vídeo e melhor foto serão anunciados na solenidade de abertura da XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011) — a maior conferência mundial sobre o tema.

A primeira edição da conferência no hemisfério sul será realizada no Brasil, de 7 a 12 de agosto, no Rio de Janeiro. Os vencedores receberão uma passagem de ida e volta para o Rio e participarão do coquetel e solenidade de abertura.

O banco de imagens do concurso irá compor cenas do primeiro filme documentário sobre os raios no Brasil. O filme “Fragmentos de Paixão - Que Raio de História”, que está sendo realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica, será lançado em fevereiro de 2012.

As gravações começam em agosto deste ano e vão mostrar os raios no contexto da história, cultura e ciência nacional. A equipe deverá viajar por mais de 10 cidades de todas as regiões do Brasil.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (12) 3208-6824 ou ainda pelo e-mail: elat@inpe.br.

Fonte:
Portal Brasil
Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...