quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alunos de Arquitetura retomam "Praia da Estação" em Coronel Fabriciano




Compondo outra das intervenções previstas pela 17ª Semana Integrada de Arquitetura do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), os alunos do 3º período do curso promoverão, na próxima sexta-feira (15), às 10h, uma mobilização na Praça da Estação, em Coronel Fabriciano.

Nos moldes do protesto bem-humorado realizado em 2010 na Praça da Estação, em Belo Horizonte, os universitários pretendem ocupar a Praça da Estação de Fabriciano por cerca de uma hora, promovendo ações de lazer de descontração com a utilização de um carro-pipa.


"A ideia é recriar a experiência da ‘Praia da Estação', vivenciada na capital, e provocar um debate sobre o uso efetivo do espaço público, sua função e condições de acesso para a população", explica Henrique Júnior, um dos alunos responsáveis pela atividade.


A manifestação original foi organizada pela Internet como reação pacífica contra o decreto nº 13.798, de dezembro de 2009, que limita a realização de eventos na Praça da Estação de BH, com o objetivo de diminuir os estragos e as ações de vandalismo no local, que foi revitalizado há cerca de cinco anos.


"A ação levou à Praça dezenas de pessoas munidas com roupas de banho e filtro solar, com o objetivo único de usufruir de um espaço dedicado à coletividade. Queremos reproduzir esta experiência na próxima sexta-feira, não num sentido de transgressão, mas sim de compartilhamento e reflexão sobre o uso do patrimônio público", completa o estudante Ítallo Campos, um dos organizadores da ação.


[N]outros lugaresAlém das tradicionais mostras e apresentações de trabalhos acadêmicos, realizadas no Bloco E do
campus Fabriciano, a Semana Integrada de Arquitetura do Unileste aborda, nesta edição, o tema "[N]outros lugares", propondo intervenções que extrapolem os limites do espaço universitário.
Entre os dias 13 e 15 de abril os estudantes de cada um dos períodos do curso executaram intervenções socioculturais em lugares variados, incluindo ou não os campi do Unileste. "A intenção da proposta é estimular os alunos à promoção de ações que envolvam a comunidade e dialoguem com espaços de interação pública ou privada na região", relata Cássio de Lucena, professor do curso.
http://www.unilestemg.br/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...