O objetivo da comissão é ampliar o debate sobre educação e as políticas públicas de juventude no país

A Câmara dos Deputados lançou, na manhã desta quarta-feira (27), em Brasília, a Frente Parlamentar em Defesa da Juventude, que irá articular junto ao governo e à sociedade as Políticas Públicas de Juventude (PPJ) em seus aspectos éticos, morais, técnicos, científicos e, em especial, os relativos aos direitos e às garantias fundamentais.
"As PPJ têm de assumir um caráter transversal, pois existem especificidades na saúde, no esporte e no trabalho", afirmou a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB). Eleita vice-presidente da frente, ela disse que os programas existentes precisam de apoio e “avançar mais na complementaridade e em suas abrangências”.
Segundo o presidente da frente parlamentar, deputado Domingos Neto (PSB-CE), será prioridade a votação do Plano Nacional da Juventude e do Estatuto da Juventude. Também está na agenda um seminário nacional sobre direitos humanos para os jovens e, também, uma campanha de combate ao crack. Para Manuela, que já foi diretora da UNE, a discussão sobre o tema deve ser mais abrangente: “não basta discutir apenas o problema do crack, é preciso discutir a saúde dos jovens”.
Segundo o presidente da UBES, Yann Evanovick, 2011 vai ser um ano decisivo para a educação. “Cerca de 30% da população brasileira é jovem e 2011 é um ano muito importante para eles, pois vamos ter a conferência nacional da juventude em dezembro, que vai chamar o debate sobre a educação no país e também existe a grande possibilidade de aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que vai beneficiar muitos jovens com um maior investimento em educação”.
Para Yann, essa comissão tem que tomar a dianteira neste processo. “Essa frente tem que ter protagonismo no PNE, esse plano é estratégico para o Brasil e é importante que seja debatido pela comissão. O lançamento foi bastante prestigiado por parlamentares, o que mostra a disposição e importância em debater este tema”.
Domingos Neto afirmou que a frente será dividida em coordenações temáticas, que vão discutir assuntos como as reformas política e tributária, a participação da frente na Política Nacional de Direitos Humanos e o fortalecimento da Secretaria Nacional de Juventude e das políticas públicas para a juventude no governo federal.
Também estavam presentes na solenidade o ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar; o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Gabriel Medina; a secretária nacional da Juventude, Severine Macedo; a diretora de Relações Institucionais da UNE, Marcela Cardoso; o presidente da Cufa, Preto Zezé; e um representante da Conaje. A mesa da frente parlamentar foi composta pelos deputados Alexandre Leite (DEM-SP), Bruna Furlan (PSDB-SP), Gabriel Guimarães (PT-MG), Hugo Motta (PMDB-PB), Jhonatan de Jesus (PRB-RR) e Ronaldo Fonseca (PR-DF).
Informações da Agência Câmara
Foto: Divulgação mandato Manuela D’Ávila
Nenhum comentário:
Postar um comentário