sexta-feira, 15 de abril de 2011

CBDU intensifica os preparativos para a Universíade de Verão 2011

O torneio é o principal evento internacional do desporto universitário e em sua 26ª edição acontece entre os dias 12 e 23 de agosto em Shenzhen, na China
Restando menos de quatro meses para o início da Universíade de Verão 2011 na China, e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) já inicia os preparativos para a competição.
Em sua 26ª edição, o torneio que acontece entre os dias 12 e 23 de agosto, terá como palco a cidade de Shenzhen, localizada no sul da China nas proximidades de Hong-Kong. Com cerca de 13 milhões de habitantes, a cidade sede é um importante centro econômico.
Universíade é o principal evento internacional do desporto universitário, realizada pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU) a cada dois anos e segue os formatos dos Jogos Olímpicos (estrutura,programa esportivo, candidatura de cidades sede, etc). Milhares de jovens atletas de todo país encaram a competição que terá, este ano, 24 modalidades em disputa.
“Nas visitas de inspeção pela FISU observamos que Shenzhen investiu muito e realizou um ótimo trabalho nas estruturas da Universíade 2011. Após as edições da Universíade de Verão em Pequim, em 2011, e da Universíade de Inverno em Harbin, em 2009, os chineses preparam mais um grande evento. Esperamos que o Brasil conquiste aqui ótimos resultados”, afirma o presidente da CBDU, Luciano Cabral, também é vice-presidente da FISU.
Nesta quinta-feira(14),  acontece uma reunião entre os Chefes de Delegação da 26ª Universíade de Verão e os dirigentes dos países inscritos que  comandará  a inspeção aos locais de competição, que passam pelos últimos ajustes, dando início  ao sorteio das chaves dos torneios de basquete, futebol, polo aquático e vôlei.
“Além de acompanhar a reunião e conhecer melhor a estrutura da cidade, vamos acertar os detalhes da aclimatação dos atletas brasileiros e buscar um local para abrigar a Casa Brasil que irá receber a família CBDU durante os jogos e, para isso, estamos nos reunindo com membros do Comitê Organizador local e da Federação Chinesa de Esporte Universitário”, destaca o presidente.
Preparação brasileira
De olho na composição da delegação brasileira para a Universíade deVerão 2011, e em novas competições para o calendário de eventos nacionais, a CBDU realiza uma série de reuniões com as confederações esportivas. A expectativa da Confederação, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e confederações, é levar à China uma delegação com aproximadamente 300 atletas.

“Pensando no projeto olímpico do país e na formação acadêmica destes jovens atletas, a CBDU está intensificando as parcerias. Queremos contribuir com a formação da nova geração de atletas para as Olimpíadas, em 2016, e proporcionar a estes jovens um futuro profissional e acadêmico após a carreira esportiva por meio das bolsas de estudo”, conclui Cabral.
Veja os países confirmados na Universíade 2011:

Polo Aquático (chave masculina) – 14 seleções:
Brasil, Estados Unidos, China, Japão, Coréia, Cingapura, Sérvia, Hungria, Rússia, Itália, Espanha, França, Turquia e Austrália.

Vôlei (chave feminina) – 16 seleções:
Brasil, Canadá, China, Taipei, Japão, Tailândia, Hong Kong, Itália, Polônia, Rússia, Eslovênia, Noruega, França, Ucrânia, Bélgica e Suécia.

Vôlei (chave masculina) – 22 seleções:
Brasil, África do Sul, Canadá, México, Estados Unidos, China, Coréia, Japão, Emirados Árabes, Hong Kong, Irã, Tailândia, Omã, Rússia, República Tcheca, Turquia, Ucrânia, Suíça, Suécia, Noruega, Israel e Austrália.

Basquete (chave feminina) – 16 seleções:
Brasil, África do Sul, Estados Unidos, Canadá, China, Taipei, Japão, Rússia, República Tcheca, Polônia, Grã-Bretanha, Eslováquia, França, Suécia, Lituânia e Austrália.

Basquete (chave masculina) – 24 seleções:
Brasil, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, México, China, Irã, Japão, Coréia, Hong Kong, PHI, Sérvia, Rússia, Israel, Lituânia, Turquia, Alemanha, Finlândia, Ucrânia, Romênia, República Tcheca, Hungria, Austrália e Nova Zelândia.

Futebol (chave feminina) – 12 seleções:
Brasil, África do Sul, Canadá, México, China, Grã-Bretanha, Japão, Coréia, Taipei, França, Estônia e Rússia.

Futebol (chave masculina) – 16 seleções:
Brasil, África do Sul, Gana, Canadá, Uruguai, Colômbia, China, Japão, Coréia, Tailândia, Malásia, Ucrânia, Itália, Grã-Bretanha, República Tcheca e Rússia.
http://www.une.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...