terça-feira, 19 de abril de 2011

V Forum Ético Legal em Análises Clínicas

A Comissão de Análises Clínicas do Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizará, nos dias 5 e 6 de maio de 2011, no Auditório Conselheiro Sebastião Ferreira Marinho, no Edifício Seguradoras, em Brasília (DF), o “V Fórum Ético Legal em Análises Clínicas”. De acordo com a Presidente da Comissão de Análises Clínicas do CFF, Lenira Costa, o objetivo do evento é reunir entidades de farmacêuticos ligadas à área de análises clínicas para debater a atividade e, assim, contribuir para a solução de questões técnicas, legais, políticas ou econômicas inerentes aos laboratórios.

Para Lenira Costa, que também é Conselheira Federal de Farmácia pelo Rio Grande do Norte, o evento marca a união de profissionais que atuam em análises clínicas. “O Fórum reunirá o segmento laboratorial nacional, com a presença de entidades farmacêuticas, médicas e biomédicas para disciplinar referências de exames e serviços, tributos e normas do setor”, explica a Conselheira.
O evento contará com a participação de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), da Confederação Nacional de Saúde (CNS), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC) e do Sindicato de Laboratórios. A união de entidades do setor é destacada pelo Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos. “O diálogo entre essas entidades e a ação conjunta de todos os profissionais que integram o setor são essenciais para a valorização das Análises Clínicas, em todo o País”, finalizou o Presidente.

COMISSÃO - A Comissão de Análises Clínicas do CFF é composta pelos farmacêuticos Lenira da Silva Costa, Maria Cristina Ferreira Rodrigues, Mario Martinelli Júnior, José Gildo da Silva, Luiz Arno Lauer e Jerolino Lopes de Aquino.
O “V Forum Ético Legal em Análises Clínicas” será aberto ao público e contará com palestra sobre responsabilidade técnica e discussões sobre referências de exames e serviços, piso salarial, coleta. (Veja programação completa abaixo). Mais informações pelo telefone (61) 2106-6504.


PROGRAMAÇÃO

V FÓRUM ÉTICO LEGAL EM ANÁLISES CLÍNICAS
5 e 6 de maio de 2011
Auditório Sebastião Ferreira Marinho CEBRIM/CFF - Brasília-DF

Dia 05/05
8h às 9h – Credenciamento
9h às 9h30
– Abertura - Dr. Jaldo de Souza Santos.
9h30 às 11h
– Responsabilidade Técnica por Laboratórios de Análises Clínicas (LACs) e Postos de Coleta (PC), envolvendo diferentes profissionais habilitados - CFF, CFBM, CFM.
- Horário de Assistência Técnica em LACs e PC. – CFF, CFM, CFBM.
- Coleta em Laboratórios Clínicos envolvendo técnicos de enfermagem - debate sobre a legalidade - CNS e CFF.
- Técnicos de Laboratórios – Lei 3.999/ - Piso salarial – CNS.
- Elenco mínimo de exames laboratoriais para Laboratório Clínico. (SBAC/SBPC/CFF).
11h15 às 12h30
- Como preparar o seu laboratório para contratualização com o SUS.
Ministrante: Dra. Marjorie Reis (Auditora do SUS).
12h30 às 14h30 – Intervalo para almoço
14h30 às 15h30
- Discussão sobre a Referência de Exames e Serviços em Laboratórios Clínicos – Atualização. (SBAC/SBPC)
15h30 às 16h – Coffee Breack

16h às 18h
- Tributo em Laboratórios Clínicos.
Ministrante: Dr. Alexandre Zanetti – CNS.
Dia 06/05
9h às 10h30
- Revisão das RDCs: 302/05 e 50/02 – ANVISA.
Testes Laboratoriais Remotos. Impacto na sustentabilidade dos LACs. ANVISA
10h30 às 11h - Coffee Breack.
11h às 12h30
- Contratos com operadora do Setor Privado – ANS. (SINDLAB – MG/SINLAB – PR)
12h30 às 14h30 – Intervalo para almoço.
14h30 às 16h30
- Relatório Final.
Fonte: CFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...