domingo, 10 de abril de 2011

Curso de Arquitetura promove Semana Integrada com intervenções na comunidade


A partir da próxima segunda-feira (11/4), a criatividade dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) estará exposta à comunidade na programação da 17ª Semana Integrada. Além das tradicionais mostras e apresentações de trabalhos acadêmicos, que serão realizadas no Bloco E do campus Fabriciano, o evento aborda, nesta edição, o tema "[N]outros lugares", propondo intervenções que extrapolam os limites do espaço universitário.
De acordo com o professor Cássio de Lucena, um dos organizadores do evento, "o objetivo da Semana é integrar as práticas de ensino, pesquisa e extensão empreendidas no curso, propiciando a socialização de experiências e conhecimentos entre alunos e professores de diferentes períodos", relata.
Como parte desse processo, a programação será aberta na segunda-feira com as apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso para bancas intermediárias de avaliação. A atividade visa o compartilhamento das pesquisas que têm sido realizadas pelos alunos concluintes e o aprimoramento dos trabalhos acadêmicos que constituem requisito parcial para a obtenção do diploma de arquiteto.
Já para a terça-feira (12), a programação prevê realização da "Dança das Cadeiras", momento em que os estudantes matriculados nas disciplinas de Estúdio exporão suas produções e serão avaliados por docentes de disciplinas e períodos diferentes, favorecendo a troca de informações e percepções entre fases e saberes distintos do curso.

[N]outros lugares

Cumprindo a grande inovação desta edição da Semana Integrada, entre os dias 13 e 15 de abril os estudantes de cada um dos períodos do curso executarão intervenções socioculturais em lugares variados, que incluam ou não os campi do Unileste. "A intenção é estimular os alunos à promoção de ações que envolvam a comunidade e dialoguem com espaços de interação pública ou privada na região", adianta Cássio.
As atividades planejadas pelos alunos são abertas à participação gratuita da população e atingem os mais diferentes espaços e públicos do Vale do Aço. Entre as ações previstas destacam-se sessões de cinema; seminários sobre aspectos do mercado e práticas profissionais ligadas à Arquitetura; a instalação de uma biblioteca temporária na região dos Cocais; apropriações e intervenções em espaços públicos como a Praça Xingus, em Ipatinga, e a Praça da Estação, em Coronel Fabriciano.
"Transportando as experiências acadêmicas para além das salas de aula, ampliamos o movimento de integração proposto pela Semana e favorecemos a construção de uma formação profissional calcada em vivência social e cultural", completa o professor Cássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...