sexta-feira, 22 de abril de 2011

Aprenda a evitar engasgos e saiba socorrer vítima

Reprodução
Durante a Semana Santa, os casos de engasgamento sofrem um crescimento considerável graças ao aumento da ingestão de peixes nesse período. Por isso, essa é uma oportunidade importante para conhecer suas causas, prevenção e procedimentos adequados de socorro às vítimas em momentos de emergência.

Quando a passagem de ar até os pulmões é obstruída por algum alimento ou qualquer objeto que possa entrar pelas vias aéreas ocorre o que chamamos de engasgo. Isso ocorre porque a alimentação e o ar que respiramos passam pela garganta, mas tomam caminhos diferentes. Essa mudança de trajeto ocorre numa bifurcação e a comida vai para o esôfago, enquanto o ar segue para a traqueia. Mas quando a válvula que faz essa separação é “tampada” por algum objeto, acontece o incômodo identificado como engasgo. Em casos extremos pode ter consequências trágicas.

Doces como balas duras, pedaços de fruta e vegetais, churrasco, e ossos e espinhas de peixes são os principais alimentos envolvidos em casos de engasgamento. Brinquedos e moedas também estão presentes na maior parte dos casos com crianças.

Como a alimentação é apontada como a maior causa de casos de engasgamento a mastigação adequada assume papel primordial na prevenção. Mas também é preciso ficar atento aos brinquedos das crianças, que podem soltar peças pequenas e serem engolidas. E não adianta dizer para a criança não colocar nada na boca. Isso é feito inconscientemente em algumas vezes. Outra medida importante é deixar moedas longe de crianças pequenas, já que além do fato de o dinheiro conter muita sujeira, também pode gerar engasgos severos.

Saiba o que fazer em cada situação para socorrer uma vítima de engasgo. Procedimentos corretos podem evitar danos maiores:

Quando o engasgado está conseguindo respirar:

    * Primeiro, deve-se tranquilizar a vítima, que tende a ficar nervosa e perder o controle da respiração, o que pode ser desastroso.
    * Faça-a tossir. Pode facilitar a expulsão do corpo estranho.
    * Se o acidentado estiver tranquilo e não estiver sufocando, pode-se aplicar uma série de tapinhas nas suas costas. Os golpes devem ser dadas com a mão em concha. Esta técnica pode ser realizada com o acidentado em pé, sentado ou deitado.
    * A compressão torácica e a abdominal também são indicadas.
    * Caso nenhuma das tentativas de ajudar o acidentado tenha dado certo, leve-o ao hospital mais próximo.


Quando o engasgado está com as vias respiratórias obstruídas:

    * Chame o serviço de emergência imediatamente. Ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Basta discar 192.
    * Enquanto o socorro não chega, é importante que sejam feitas as manobras indicadas para expulsão do corpo estranho causador do engasgo, como a compressão torácica e a abdominal.
    * O que não deve ser feito:
    * Nunca coloque a mão ou qualquer instrumento na garganta da criança para tentar tirar o objeto que está provocando o engasgo, se a criança ainda consegue respirar espontaneamente.
    * Mesmo se o acidente acontecer com um adulto, que não esteja conseguindo respirar, não tente remover o objeto que está obstruindo a passagem de ar sem tê-lo enxergado e identificado antes. Colocar a mão na garganta do acidentado sem essa certificação pode piorar a situação.
    * A compressão abdominal pode ser perigosa se feita em crianças com menos de um ano de idade e em mulheres grávidas. Por isso, nesses casos, a compressão torácica é a indicada.


Importante: em casos de acidentes com bebês devem-se dar alguns tapas leves nas costas, com a criança de bruços e levemente inclinada para o chão.


Fonte: Saúde Plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...