sábado, 16 de abril de 2011

“Queremos que a UNE seja a voz de cada mulher estudante brasileira". Confira a entrevista com Fabíola Paulino

Diretora de Mulheres da UNE fala sobre as perspectivas para o 4º Encontro de Mulheres Estudantes
Às vésperas do 4º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE, a entidade coloca em debate o papel feminino dentro das universidades. A pauta já vem sendo discutida em etapas estaduais por todo o país e o evento que acontece entre os dias 21 e 24 de abril na cidade de Salvador unirá as vontades e anseios destas mulheres que aprenderam a não fugir da luta.
Na frente deste grande evento está a estudante de Ciências Sociais Fabíola Paulino, que há dois anos dirige a pasta de Mulheres da UNE. Em entrevista ao EstudanteNet, a diretora fala sobre a importância de fortalecer o coletivo feminino e as expectativas deste novo encontro: “Será um momento de grande mobilização para as mulheres estudantes discutirem as diversas formas de opressão e se organizarem para combatê-las”.
Leia abaixo a entrevista completa:
Quais são as perspectivas para este novo encontro?
Criar uma agenda ampla que avance na discussão das mulheres nos espaços de decisão da Entidade e apresentar os desafios da mulher brasileira que, mesmo admitindo avanços no campo das políticas públicas, no acesso a educação, ainda sofre com as duplas jornadas de trabalho, com a falta de autonomia e a mercantilização de seus corpos, com a criminalização do aborto e com os valores patriarcais e mercadológicos arraigados no seu cotidiano.

Qual o cenário atual para esta 4ª edição do evento?
A eleição da primeira presidenta do Brasil trouxe além de grandes expectativas para as mulheres brasileiras, a possibilidade de termos mais mulheres ocupando cargos ministeriais e de destaque nas instâncias de decisão do Governo Federal. E é nesse cenário que o 4° EME acontecerá. Será um momento de grande mobilização para as mulheres estudantes discutirem as diversas formas de opressão e se organizarem para combatê-las.

No último encontro em 2009, uma das pautas foi estimular a criação de coletivos feministas nas universidades. Esse número cresceu?
Sim. Atualmente temos um número bem expressivo de coletivos feministas nas Universidades e esse número vem crescendo a cada ano. Nossa experiência mostra que nos locais onde os coletivos são uma realidade, temos avanços nas conquistas dos direitos das mulheres, como conquista de creches, bolsas, dentre outros. Assim, nossa expectativa é fazer com que o coletivo de feministas seja uma realidade em todas as universidades do Brasil.

Vários encontros estão sendo realizados em diversas localidades do país. Qual a importância destas mobilizações locais para uma pauta nacional?
É fundamental a realização de etapas preparatórias nos estados, pois além de mobilizar contribui para o acumulo e organização das estudantes nos estados. Entendemos o EME como um instrumento de organização das mulheres estudantes. A partir dele, queremos que a UNE se fortaleça e seja a voz de cada mulher estudante brasileira. Assim, as etapas locais são fundamentais para o fortalecimento do debate, do compartilhamento de experiências e expectativas para fortalecer a organização nacional.

Como os homens podem contribuir para o EME?
Ainda hoje sabemos que o machismo está presente na vida de cada mulher, suas expressões variam, mas também é forte no movimento estudantil e se manifesta, por exemplo, na ausência de mulheres nos espaços de direção. Sabemos que a construção de uma sociedade mais democrática envolve homens e mulheres unidos e comprometidos, mas entendemos que é importante o momento das mulheres, juntas, organizarem sua agenda.

O Encontro de Mulheres Estudantes da UNE (EME) é um espaço de auto-organização das estudantes organizadas na UNE, ou seja, é o momento em que as mulheres se reúnem, discutem e propõem ações e atuações para combater o machismo na entidade, no movimento estudantil e na sociedade. Em todos os demais fóruns da UNE (CONEB, BIENAL, CONEG e outros) as atividades organizadas pela diretoria de mulheres são de caráter misto (para homens e mulheres) e são nesses espaços que construímos juntos com os companheiros uma sociedade melhor.

O que as estudantes que irão pela primeira vez ao Encontro podem esperar?
Um espaço de muita solidariedade e de construção da pauta feminista. Muito debate, muita discussão, música e diversão. Com certeza as estudantes sairão mais fortalecidas para enfrentar as diversas formas de opressão nas Universidades e na sociedade.
Serviço:
O que? 4º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE
Quando? De 21 e 24 de abril de 2011.
Onde? Salvador
Como? http://mulheresnaune.blogspot.com
Quanto? R$10,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...