segunda-feira, 11 de abril de 2011

Conjuve debate prioridades para 2011



Já foi falado anteriormente aqui no blog sobre o CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude):

Saiba agora as PRIORIDADES PARA 2011:

As estratégias foram debatidas nas comissões e apresentadas ao grande grupo. Entre outras linhas prioritárias foram deliberadas quatro pautas para ação: Plano Nacional de Educação (PNE), Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), Drogas, Trabalho Decente para a Juventude, e Violência, em especial a diminuição das mortes de jovens, em específico de jovens negros.
As comissões deliberaram também sobre o fortalecimento da intervenção do Conjuve perante o Governo Federal na busca de maior transversalização e integração da pauta no conjunto dos Ministérios; ou seja, maior integração entre as ações ligadas à juventude desenvolvida entre os órgãos do Governo Federal. Para 2011 o Conjuve deve também buscar a rearticulação da Frente Parlamentar de Juventude na Câmara Federal e pressionar para o avanço nos Marcos Legais em tramitação, especialmente o Plano Nacional de Juventude (PNJ).

CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE

 O debate sobre a 2ª Conferência Nacional de Juventude também foi intenso. Apesar de debruçarem-se sobre o tema durante a maior parte da sexta-feira (18), o pleno do Conjuve não definiu a composição da comissão organizadora do processo de conferência. Serão indicados 15 representantes da sociedade civil, mas depois de horas de diálogo e propostas não houve consenso sobre a forma mais representativa e democrática de escolha.
Como houve pouco tempo para o debate, por conta de definição do plano de trabalho do Conjuve e suas comissões, optou-se realizar uma reunião dedicada apenas ao tema pela importância da pauta que será prioritária na agenda do Conjuve. Os conselheiros devem amadurecer mais a questão e voltarão a se encontrar dias 14 e 15 de abril, em reunião extraordinária, com a 2ª Conferência Nacional de Juventude como único tema de pauta. “Temas com tamanha importância como é o caso da 2ª Conferência Nacional de Juventude precisam de tempo e dedicação do Conselho Nacional de Juventude para ser encaminhado com qualidade”, defende Gabriel Medina, presidente do Conjuve.
  "Até a próxima reunião serão realizadas conversas e chegaremos a uma pactuação sobre uma representação plural e forte para realizar a Conferência em 2011”, afirma Gabriel. A expectativa é que o decreto de alteração da data e o regimento da 2ª Conferência sejam publicados pelo Governo Federal, de modo a garantir o lançamento da Conferência já na próxima reunião extraordinária.
De Brasília
Ana Cristina Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...